O Sol é a principal fonte de iluminação que nós temos e por isso enxergamos as cores verdadeiras com a sua iluminação. Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol.

n

Muita gente não sabe, mais a cor da lâmpada tem muita influência no preparo das refeições, principalmente pelo fato da interferência nas cores dos alimentos. Muita gente não sabe, mais a cor da lâmpada tem muita influência no preparo das refeições, principalmente pelo fato da interferência nas cores dos alimentos.

n

n

Você já ouviu falar em IRC? Índice de reprodução de cor ou IRC, é uma nota qualitativa que define a capacidade de uma fonte luminosa em reproduzir fielmente as cores de um objeto. Quanto maior o IRC mais facilmente conseguiremos identificar as cores reais de um objeto. A escala usada é de 0% a 100% quanto mais perto dos 100%, mas fiel será a reprodução de cores nos objetos.

n

n

Na cozinha o uso de lâmpadas precisa ser com excelente fidelidade na reprodução de cores (IRC), que atinjam um índice mínimo de 70%. Isso é importante para que você possa identificar as tonalidades exatas dos alimentos na fase de preparo. Já pensou? Você descongela aquela carne e ela está “ passada”, mas você não percebe, pois não consegue ver a cor real da mesma.  Perigoso, não?

n

n

n

Neste caso, apenas as lâmpadas incandescentes e halógenas conseguem IRC 100%, lâmpadas LED possuem em sua maioria IRC 80 que é excelente também para cozinha, além de apresentar outros benefícios. Outra dica importante é a escolha das luminárias e pendentes. Convém optar por modelos com tampas ou cúpulas removíveis, que facilitam a remoção da gordura.

n

Arquitetos e design de interiores têm como queridinho as lâmpadas LEDs, que têm baixa emissão de calor, não distorcem as cores dos alimentos nem geram sombra, além de não emitir raios UV. 

n

n

Mas você pode usar as lâmpadas florescentes também. A única ressalva é sobre que ela em excesso pode causar fadiga nos olhos, por causa da uniformidade da iluminação. Espero que você tenha gostado das nossas dicas. Se achou relevante, compartilhe com seus amigos, informação nunca é demais.  ;)nnAté o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *